Pages

sexta-feira, 28 de maio de 2010

Por que trocar o óleo a intervalos adequados?

À medida que se utiliza um veículo, a quantidade de contaminantes no óleo vai aumentando. Como os produtos da combustão são formados continuamente, e, conseqüentemente, absorvidos pelo óleo, torna-se cada vez mais difícil que ele proteja e lubrifique o motor.

Além disso, os aditivos, como os que dispersam os materiais formadores de borra e evitam a ferrugem e a corrosão, se esgotam enquanto cumprem suas funções. Quando o esgotamento dos aditivos atinge determinado ponto, o óleo não consegue mais cumprir seu objetivo.

Troca de Óleo

O intervalo adequado para a substituição do óleo pode variar devido a vários fatores:

Hábitos de direção

Arranques bruscos e aceleração excessiva provocam desgaste prematuro do motor e uma maior oxidação do óleo, reduzindo sua vida útil. O uso do veículo em engarrafamentos também é uma condição severa, devido às altas temperaturas alcançadas e à diluição do óleo durante a utilização do "ponto morto".

Precisão na ingestão de combustível

Para a queima do combustível ocorrer de forma plena, é necessário que seja pulverizado na câmara de combustão. Injetores ou carburadores sujos acarretam uma queima incompleta e uma conseqüente contaminação do óleo.

Condição mecânica do motor

Em motores mal conservados, as peças estão desgastadas, provocando uma maior contaminação do óleo, além de vazamentos.

Condição dos filtros

Filtros sujos e/ou de baixa qualidade provocam contaminação prematura e também devem ser substituídos periodicamente.

Conclusão

Uma boa dica é trocar o filtro de óleo sempre que trocar o óleo. Mesmo que seja utilizado um filtro de qualidade, limpo e eficaz na remoção de abrasivos do óleo, ele não será capaz de filtrar o óleo diluído por combustível, água ou outras fontes de contaminação liquida, que são fatores que contribuem para a degradação do lubrificante. Por isso o óleo e os filtros (de ar, óleo e combustível) precisam ser trocados em intervalos adequados, seguindo a recomendação do manual de seu veículo. Consulte-o sempre.

0 comentários:

Postar um comentário